Este animal chegava a medir 16,8 m de comprimento, seu nome significa ”  rei dos répteis tiranos”.

Vivia  nos Estados Unidos da América nos seguintes estados: Alberta, Montana, Saskatchewan, Dakota do Sul, Utah, Novo México e Texas há 67 a 65  milhões de anos atrás.

Era um carnívoro com patas dianteiras muito pequenas, que chegavam, cada uma, até a 1m de comprimento. Pesava cerca de 8 toneladas. Pensa-se que o seu alimento principalmente Torossauro, Tenontossauros e Estiracossauros. O T. Rex não conseguia mastigar os seus alimentos, engolia-os em pedaços  inteiros pequenos. Os seus dentes eram parecidos com facas de talho com 30 cm de comprimento.

O fóssil mais completo de T. Rex foi encontrado em 1990 e teve o nome de “Sue” que media quase 13 metros de comprimento e 5 de altura. Mas não foi o primeiro, pois esse foi descoberto em 1900 , teve o nome de Massopondylus Gigas. o maior tyranossauro descoberto é UCMP118742 que media 16,8m de comprimento.

Houveram mais tiranossaurídeos incluíndo o Albertossauro, Tarbossauro, Siamotyrannus , Guanlong, Daspletossauro, Gorgosaurus e Nannotyranus.

O t.rex tinha braços curtos e fracos mas pernas fortes e rigidas pois, mesmo com o seu peso conseguia correr a mais de 40 km horários. Julga-se que usava os braços para agarrar as presas enquanto comia ou para as agarrar quando as caçava, mas o seu motivo ainda é desconhecido.

Um assassino temível

O Tiranossauro era o maior carnívoro predador depois do giganotossauro, carcharodontossauroe do espinossauro . Erguia-se sobre as patas posteriores com o dorso paralelo com a cauda na horizontal para se equilibrar. Os olhos viradospara a frente davam-lhe uma boa visão a três dimensões, que o ajudava a caçar.

O t.rex também aparece em vários filmes como : Jurássic park onde luta com um espinossauro , ice age 3 onde deita ao abismo um baryonix, Luta no Jurássico 2 quando estermina um nanotyrano, etc.

Ossos do tyranossauro

O t.rex possuía vários ossos: o t.rex tem uma grande cabeça, 10 vértebras cervicais, dentes tipo serra, omoplata, osso da cocha, púbis, ísquio, tíbia, osso do tarso, dedos dos pés com três compridos e um curto e 30 vértebras caudais.

Viveu muito ou pouco?

A expectiva de vida estimada para o tyranossauro ultrapassava os 100 anos.

O tyranossauro, maior carnívoro?

 Muitas pessoas pensam que o t-rex não era o maior carnívoro em tamanho o spinossauro media até 15 metros de comprimento, o carcharodontossauro media 13.5m metros de comprimento e que chegava às 5 toneladas de peso e o grandioso t-rex chegava muito facilmente aos 14m de comprimento e pesava 5tons, apesar de chegar aos 16,8m e pesar 8 tons.

A potência do tiranossauro

Estava entre os mais receados predadores que alguma vez surgiram à face da terra: com seis metros de altura, 16,8 de comprimento e sete toneladas. O tiranossauro foi um gigantesco terópode carnívoro, mas as dimensões não foram a única arma. Era dotado de mais de ciquenta dentes até 30 centímetros de comprimento enormes, dentados nas duas margens e cortantes.

A teoria de Phil

Segundo a teoria do paleontólogo Phil o Tiranossauro vivia e caçava em grupo tornando-o ainda mais perigoso do que se julgava. para a provar Phil escavou no Canadá e na Mongólia. No Canadá encontrou um grande grupo familiar de Albertossauros, parentes do T-rex mais pequenops mas igualmente mortíferos, e na Mongólia encontrou um grupo familiar de tarbossauros quase tão grandes como o t-rex.

Anúncios